Coleções da Brasil
Segunda Guerra Mundial
O Brasil se apresentou na Segunda Guerra Mundial através da sua Força Expedicionária, a FEB, formada pelos soldados brasileiros que foram carinhosamente chamados de pracinhas. Se juntaram ao 5o Exército americano, que era um emaranhado de povos diferentes, para lutar na Itália. Houve também participantes da FAB (aeronáutica) e da da Marinha.
Medalhas da FEB
Medalha pela Campanha na Guerra
Entregue para militares que participaram das operações de guerra, não apenas brasileiros, mas de outras nacionalidades que tenham participado da campanha incorporado às forças brasileiras. É umas das medalhas mais tradicionais da FEB. Existe a versão original, entregue logo após a guerra, e a medalha de reposição, entregue àqueles que perderam as medalhas com o passar dos anos. Essas últimas tem a característica de ter as pontas da cruz mais arredondadas.
Medalha de Guerra
Essa medalha era dada a todos os oficiais do Exército ou civis que prestaram serviços relevantes ao esfoço de guerra. Possui a data de 22-VII-1942, dia que o Brasil declarou guerra ao Eixo.
Medalha do Sangue do Brasil
Criada logo após o final da guerra, foi endereçada para todos aqueles que foram feridos em consequência de ação do inimigo. Possui 3 estrelas vermelhas, que representam os três ferimentos recebidos pelo General Sampaio durante a Batalha do Tuiuti, na Guerra do Paraguai.
Cruz de Combate de 1a e 2a Classe
Entregue para aqueles que se destacaram em ação durante a 2a Guerra Mundial. Pode ser de ouro (1a Classe), concedida aos militares que praticaram atos de bravura ou espírito de sacrifício durante as missões de combate, ou em prata (2a Classe) cedida para grupos militares que exerceram missões de bravura em conjunto.
Medalhas da FAB
Medalha pela Campanha no Atlântico Sul
Destinada a todos que participaram da Campanha brasileira no Atlântico Sul durante a 2a Guerra Mundial. Está cada dia mais difícil de ser encontrada.
Medalha pela Campanha na Itália
De aqui em diante todas essas medalhas são bem difíceis de serem encontradas. A medalha de Campanha da FAB na Itália é uma deles. Entregue para todos aqueles que participaram de missões de combate na Itália, foram poucas medalhas entregues a pilotos e tripulantes.
Cruz de Aviação
Cedida a todo participante de missões de combate durante a 2a Guerra Mundial. Possui dois tipos de fitas, que se diferenciam pela cor (ver figura). A cada 20 missões, o detentor tem direito a uma estrela de bronze para ser fixada na fita. A cada 5 estrelas, pode trocar por uma palma de bronze.
Cruz de Bravura e Cruz de Sangue
A Cruz de Bravura era presenteada a todos os militares que participaram de atos de bravura durante missões de combate na 2a Guerra Mundial. Só foi concedida a 5 pilotos brasileiros, que morreram durante as missões.
A Cruz de Sangue é um pouco mais comum, mas também extremamente rara - apenas 13 brasileiros foram agraciados com ela. Foi entregue a todos que sofreram ferimentos em confronto com o inimigo.
Medalhas da Marinha
Cruz Naval
Era agraciada a todo militar que tinha atos de extrema bravura ou conduta além do dever. Bastante rara e procurada, muito difícil de ser encontrada completa, com a fita.
Medalha de Serviços de Guerra e Medalha de Serviços Relevantes
A primeira era concedida a todos que participaram do esforço de guerra, enquanto a segunda era cedida a todos que tiveram condutas de bravura ou participaram de mais de 300 dias embarcado durante a guerra.