top of page
Alemanha.jpg

Coleções da Alemanha

Distintivo de Ferido

               Criado pelo Kaiser Guilherme no final da 1a Guerra Mundial, em março de 1918, tinha como objetivo homenagear os feridos de guerra. Criou-se 3 classes, ouro, prata e bronze, que dependia do número de ferimentos e de sua gravidade. Na 1a Guerra havia uma versão para o Exército e uma para Marinha, que deveria ser dado somente para aqueles que tivesse recebido o ferimento em auto-mar. Criou-se também uma versão vazada, dependendo do fabricante. Alguns soldados recebiam também um pingente em menor tamanho, para ser usado na lapela.

             Na 2a Guerra, a versão da Marinha foi abolida, e manteve-se apenas a versão do Exército, com a suástica no capacete. Criou-se inicialmente uma versão com o fundo mais granulado, cedida para o exército que atuou na Guerra Espanhola, uma divisão que ficou conhecida como Divisão Condor. Depois de iniciada a 2a Guerra, criou-se uma versão mais simples, com o fundo um pouco mais liso e com os detalhes menos elaborados.

             Criou-se ainda uma versão muito rara - acredita-se que foram fabricadas somente 100 unidades - que foi dada para os feridos no atentado à Hitler que aconteceu em 20 de julho de 1944, que ficou conhecido como Operação Walkíria. Possui a data do atentado escrita, e a assinatura de Hitler.

Verwundetenabzeichen_1918_für_das_Heer,
Captura_de_Tela_2020-09-20_às_12.37.46
Captura_de_Tela_2020-09-20_às_12.38.00
July 20, 1944 German Wound Badge.jpg
bottom of page