Coleções da Brasil
Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o primeiro grande confronto militar que o Brasil participou, quando a Tríplice Aliança formada pela Argentina, Brasil e Uruguai reagiram aos ataques do ditador paraguaio de Solano Lopez. Apesar de haver medalhas secundárias dos 3 países, as principais medalhas brasileiras são:
Medalha pela Campanha na Guerra
Cunhada a partir dos canhões do exército inimigo, a medalha era cedida para todos aqueles que participaram da Guerra do Paraguai. A fita possui as cores dos 3 países aliados. É encontrada com certa facilidade, mas completa - com a fita e o passador, como na foto - é bem difícil.
Há 3 tipos de passadores: de cobre para soldados comuns, de prata para capitães e tenentes e de ouro para oficiais mais graduados. O número impresso no passador são os anos que permaneceu em combate, e pode ir até 5. O que não possui nenhum número, significa que o soldado serviu menos de 9 meses. Uruguaios e Argentinos também recebiam a medalha, mas ao invés de números no passador, haviam estrelas.
Medalha por Bravura
Essa medalha era dada a todos os soldados que realizavam atos de bravura durante a guerra. É relativamente rara de ser encontrada, especialmente com a fita conservada. A medalha é de bronze, e não possui distinção quanto à hierarquia - era dada igual para todos. Aqueles que realizavam mais de um ato de bravura, recebia um passador com a data que o ato havia realizado. Para cada ato, era um novo passador.
Medalha das Virtudes Militares
Apesar de não ser uma medalha realmente brasileira, esse condecoração uruguaia era dada para soldados brasileiros que se destacavam nos conflitos. Era um cruz onde o sol estampado em cima da medalha poderia ser de ouro (concedida para generais), prata (para oficiais) ou bronze para soldados subalternos.