top of page
923021-mlb27543081139_062018-o-aaad4d774

Coleções da Brasil

Guerra do Paraguai

                A Guerra do Paraguai foi o primeiro grande confronto militar que o Brasil participou, quando a Tríplice Aliança formada pela Argentina, Brasil e Uruguai reagiram aos ataques do ditador paraguaio de Solano Lopez. Apesar de haver medalhas secundárias dos 3 países, as principais medalhas brasileiras são:

Captura_de_Tela_2020-09-26_às_16.21.52

Medalha pela Campanha na Guerra

Cunhada a partir dos canhões do exército inimigo, a medalha era cedida para todos aqueles que participaram da Guerra do Paraguai. A fita possui as cores dos 3 países aliados. É encontrada com certa facilidade, mas completa - com a fita e o passador, como na foto - é bem difícil.

​Há 3 tipos de passadores: de cobre para soldados comuns, de prata para capitães e tenentes e de ouro para oficiais mais graduados. O número impresso no passador são os anos que permaneceu em combate, e pode ir até 5. O que não possui nenhum número, significa que o soldado serviu menos de 9 meses. Uruguaios e Argentinos também recebiam a medalha, mas ao invés de números no passador, haviam estrelas.

NW2287x2xParaguai-4.jpg

Medalha por Bravura

Essa medalha era dada a todos os soldados que realizavam atos de bravura durante a guerra. É relativamente rara de ser encontrada, especialmente com a fita conservada. A medalha é de bronze, e não possui distinção quanto à hierarquia - era dada igual para todos. Aqueles que realizavam mais de um ato de bravura, recebia um passador com a data que o ato havia realizado. Para cada ato, era um novo passador.

Captura_de_Tela_2020-09-26_às_16.31.54
medalha-virtudes-militares-guerra-do-par

Medalha das Virtudes Militares

Apesar de não ser uma medalha realmente brasileira, esse condecoração uruguaia era dada para soldados brasileiros que se destacavam nos conflitos. Era um cruz onde o sol estampado em cima da medalha poderia ser de ouro (concedida para generais), prata (para oficiais) ou bronze para soldados subalternos.

bottom of page